Sobre nós

JIM

“Orgulhosos do passado, vivemos o presente de olhos postos no futuro…”

 

O Posto de Assistência Social da Malveira (PASM) é uma das instituições mais antigas do concelho de Mafra.

A sua origem remonta a um grupo de senhoras que apercebendo-se da existência de muitos pobres e caminhantes, resolveram passar a dar-lhes uma sopa, pois a Malveira era uma zona atravessada por muitas pessoas que faziam caminhadas para os mercados. Assim, durante muitos anos a instituição foi conhecida pela “Sopa dos Pobres”.

A 6 de Abril de 1950 foi fundado o Posto de Assistência Social da Malveira (IPSS) cuja actividade foi crescendo, sofrendo alterações por volta dos anos 70, quando se criou um espaço infantil, a funcionar nas instalações dos Bombeiros Voluntários da Malveira. No entanto, como as solicitações por parte dos pais eram cada vez maiores e o espaço reduzido, a parte infantil passou em 1982 para as actuais instalações, com carácter provisório. Contudo, ainda hoje continuam em funcionamento.

Em 2008, a Instituição concorreu ao Programa de Alargamento das Redes Sociais, onde viu a sua candidatura ser aceite.

Objectivos

Perante a população das aldeias que compõem a União das Freguesias da Malveira e de São Miguel de Alcainça, o PASM tem como papel prestar serviço mais de 220 utentes ao nível de creche, pré-escolar, CATL, Centro de Dia e Apoio Domiciliário.

A valência da 3ª Idade abrange neste momento 40 utentes em Centro de Dia e 60 utentes em Apoio Domiciliário, estando a funcionar presentemente em Alcainça.

Os objectivos gerais passam pela prestação de serviços que garantam um suporte aos habitantes e permitir-lhes um mínimo aceitável de bem-estar social.

Em específico, as várias valências do PASM têm como objectivos principais:

  1. Proporcionar às pessoas um conjunto de serviços, tendo em vista a promoção e desenvolvimento do indivíduo em sociedade, facilitando a sua realização como pessoa e contribuindo para o seu bem-estar;
  2. Colaborar com as Instituições locais, desenvolvendo-se assim um trabalho comunitário que vá ao encontro das necessidades da população;
  3. Promover o relacionamento entre utentes, familiares, amigos e sócios de forma a preservar e fortalecer os laços familiares e de solidariedade;
  4. Prestar assistência médica-social à maternidade, à infância, à população idosa e servir socialmente à União das Freguesias da Malveira e São Miguel de Alcainça bem como às freguesias vizinhas.